top of page

DE BONN ÀS BAIXADAS DE BELÉM: O OBx COMPARTILHA EXPERIÊNCIAS DA SB62 EM DIÁLOGO COM OS TERRITÓRIOS

  • Foto do escritor: Observatório das Baixadas
    Observatório das Baixadas
  • 28 de jun. de 2025
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 7 dias

O OBX anunciou uma roda de conversa pré COP 30 com os moradores e ativistas de Belém do Pará para compartilhar as vivências e as negociações internacionais sobre a crise climática durante a SB62, em 2025.


A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) realiza anualmente as “ As Reuniões Climáticas de Junho”, ou a 62ª Sessão dos Órgãos Subsidiários (SB62), mais conhecida como a Conferência de Bonn. A SB62 foi realizada de 16 a 26 de junho de 2025, na Alemanha, essas reuniões intermediárias são fundamentais no processo internacional de negociações climáticas, servindo como preparação para a Conferência das Partes (COP). As discussões envolvem temáticas principais como financiamento climático, adaptação, perdas e danos, mitigação e transição energética justa, com objetivo de avaliar o progresso das metas climáticas globais e avançar com os textos de negociação que serão formalizado na próxima COP, neste ano de 2025, a 30ª edição da COP ocorreu em Belém, Pará, Brasil. 



A delegação do Observatório das Baixadas que participou de perto as discussões da SB62, com os seguintes participantes: Andrew Leal, idealizador, cofundador e coordenador geral do OBX, Waleska Queiroz, idealizadora, cofundadora e  coordenadora de Relações Públicas e Institucionais do OBX, Jean Ferreira, Idealizador da COP das Baixadas e cofundador do OBX e Thuane Nascimento, diretora executiva do Perifaconnection e cofundadora do OBX. Segundo os nossos observadores, durante duas semanas intensas de negociações e debates, a Conferência de Bonn escancarou os desafios da diplomacia climática global como a falta de consenso, orçamento limitado da UNFCCC, o impasses sobre o financiamento e adaptação, além da pressões crescentes por justiça climática


“As negociações climáticas em Bonn avançam pouco na prática — essa é a realidade desses espaços. Mas estar lá, como coordenador de uma organização periférica da Amazônia, é insubstituível. A Amazônia é um dos temas mais presentes nessas salas, mas quase sempre é discutida por pessoas de fora do bioma. Essa contradição precisa ser enfrentada, e só conseguimos enfrentá-la estando presentes.”

Andrew Leal, idealizador, cofundador e coordenador geral do OBX e participante da conferência de Bonn, 2025


EXPERIÊNCIAS E NEGOCIAÇÕES CLIMÁTICAS DE BONN PARA BELÉM


A roda de conversa “Pré COP30” foi organizados pelo Observatório das Baixadas, COP das Baixadas e Yellow Zones (Zonas Amarelas), no dia 30 de junho de 2025, no Gueto Hub, na baixada do Jurunas, com intuito de aproximar as vivências e as discussões climáticas de Bonn com os moradores, ativistas e bolsistas do OBX, no total foram 18 participantes. A programação do encontro incluiu relatos pessoais e logísticos até chegar em Bonn, debates acerca dos posicionamentos dos países globais e avaliação das metas climáticas para o financiamento climático, adaptação, perdas e danos, mitigação e transição justa e também o avanço com os textos de negociação que serão formalizados na COP30, por fim um momento para perguntas e respostas entre os participantes.


“Nossa participação não começa e nem termina em Bonn. Entendemos que toda experiência vivida em espaços de formulação de políticas e tomada de decisão precisa ser compartilhada com nossas comunidades, por isso a Roda de Conversa "De Bonn a Belém" foi um momento essencial para trazer as informações da Conferência, suas decisões e os impactos no nosso território, possibilitando trocas com aqueles que ficaram enquanto tivemos a possibilidade de ir, porque a informação e a participação só têm valor real quando as trazemos para a nossa vivência na periferia.”

Waleska Queiroz, idealizadora, cofundadora e  coordenadora de Relações Públicas e Institucionais do OBX e participante da Conferência de Bonn, 2025


“O mais marcante desse momento foi justamente esse retorno. Porque esses espaços, como Bonn, acabam parecendo muito distantes da nossa realidade, quase inacessíveis mesmo. E quando esse retorno acontece, ele ajuda a diminuir um pouco esse distanciamento. Enquanto eu escutava, fiquei pensando muito sobre quem consegue ocupar esses lugares e quem não consegue. Então essa troca acaba sendo importante também nesse sentido, de tensionar isso e, ao mesmo tempo, aproximar a gente dessas discussões. ”

Andreza Melo, secretária executiva do OBX e participante da roda de conversa


Encontro realizado no Gueto Hub aproximou as discussões da Conferência de Bonn das realidades vividas nas baixadas de Belém Foto: Acervo Observatório das Baixadas.

Comentários


bottom of page